Em Janeiro de 1996 temos o lançamento de Duke Nukem 3D. O shooter em primeira pessoa foi um sucesso estrondoso, com a combinação de boas aventuras, humor e ação explosiva. A partir dali, Duke ficou famoso. O jogo foi muito premiado e virou um referencial. Embalados ainda pelo sucesso, a 3D Realms anuncia o desenvolvimento de mais um jogo da série, em 1997, Duke Nukem Forever. Na E3 de 1998 foi lançado o primeiro trailer, veja:
A euforia dos fãs ficou maior ainda, e a expectativa também. Várias vezes foram anunciadas datas de lançamento, mas sempre acabavam sendo adiadas. Enquanto isso vários jogos foram lançados para "aperitivar" o jogador. Entre eles: Time to Kill, Zero Hour, Land of the Babes, Manhattan Project e Advance.
Em 2009 a 3D Realms teve problemas financeiros e teve que diminuir a empresa, dispensando a equipe que desenvolvia o novo jogo de Duke. A esperança de que o jogo fosse lançado estava quase morta. O jogo já era uma lenda, por ser anunciado por mais de 10 anos e nunca ser lançado.
Em Setembro de 2010 o projeto foi assumido pela Gearbox e finalmente, em Junho de 2010, foi lançado.
E decepcionou. O jogo recebeu notas baixíssimas da crítica especializada, como 5.5/10 (IGN), 3/10 (GameSpot) e 3/10 (EuroGamer), o que fez com que as vendas fosse bem abaixo do esperado. O jogo apresenta gráficos muito fracos em relação a outros jogos da geração, puzzles fáceis e tempo relativamente curto de jogo (cerca de 5 horas, apenas seguindo a história do jogo.). As frases e atitudes do protagonista impressionavam na época de seus primeiros jogos, mas hoje em dia elas fazem parecer uma tentativa desesperada de chamar atenção.
É claro que o jogo não é de todo ruim, há momentos muito divertidos, como nas missões em que você é reduzido e tem que pilotar um carrinho. Há muitas referências aos outros jogos da série, o que deve agradar bastante os fãs. No começo do jogo já vemos um pequeno vídeo onde são mostrados os principais fatos de Duke Nukem 3D (vídeo abaixo), que traz lembranças aos fãs da série.
O novo jogo traz cenários e desafios repetitivos, e em tempos de Call of Duty e Battlefield, o jogo não traz inovações em termos de FPS.
O jogo não é ruim, mas depois de 14 anos de espera, o jogo parece que foi feito as pressas. Infelizmente, as empresas não consideram que os fãs foram fiéis e ficaram por mais de uma década na expectativa, e acabam tendo que se contentar com isso. Talvez fosse melhor o jogo não ter sido lançado, e ter continuado como a lenda que era.
Confira AQUI o unboxing do jogo e brevemente teremos a Review.
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